Seguir

O contrário do Amor



O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola. Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio. Elas estão erradas. Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

O que seria preferível, que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar, ou que lhe fosse totalmente indiferente? Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência? O ódio é também uma maneira de se estar com alguém. Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.

Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito. Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.

Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De coisa alguma. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí. Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência. Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência. Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.

Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada, ou criticada pelo que apronta. Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada. Só bem mais tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.



Martha Medeiros
 
Photobucket

34 comentários:

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Bom Diaaaaaaaaaaaa!
Vim com todo carinho que
você merece te oferecer
2 Selinho's que estão no meu Blog!
Espero que goste:)
obs:pode repassar todos meus Selinhos
para suas amigas(os)...
Um belo início de semana para você
beijoss fica com Deus!

Teresa Carneiro disse...

oi amiga linda!!!!!! Nossa ....que texto lindo e denso!!!!!! Martha é maravilhosa né??/Como estão as coisas?e a vida????saudades de fofocar com vc....de nossas conversas malucas e alegres!hauhauahuahu
bjs minha amiga linda

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Afffffff Lê onde você tá heim?
É o frio que tá tirando você da gente ehehehhe aparece por favor dê notícias...

Dia lindo para você beijos
fica com Deus!

Sonia Silva disse...

Oi amigaaa saudades! Vim te oferecer meus mimos de junho que estão na 1a. e 2a. rolantes do Blog, espero q gostes. Um grande beijo e vamos comemorar e torcer pelo Hexa!

Meus pensamentos disse...

Oi minha fofinhaaaaaaaaa, a Paz do Senhor, saudades tbm. de vc. minha linda...
Quanto tempo , eu vou mas sempre quando dá eu volto com mais blog. rsrsrs a nossa amiga linda Sônia diz tu é doida muieeeeeeeeeee.... kkkk
pois é esse é meu blog mais novinho, que tenho, mas é retornando aos meus artesanatos deixei há 6 anos, mas dá uma saudades ai vim aqui criar mais esse blog e avisar que te sigo nesse tbm. não deixo vcs. não!
kkkkk....
beijo em seu coração e que Deus abençoei sempre o seu viver.

e já irei levar seu link viu!

http://artesfioslasmaravilha.blogspot.com

Mariza Maravilha

Magia da Inês disse...

♥ Olá, amiga!
Passei para uma visitinha...
Esse texto é lindo, verdadeiro a até poético... amei!!!
Boa semana!
Beijinhos.
♥♥Itabira
Minas♥♥

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Beijossssssssssssss e meu Bom dia para você...
Um belo início de semana fica com Deus!

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Olá,Lê!
Passando para deixar meu carinho e lhe oferecer um Selinho...
(Selo Blog da Fraternidade)
Espero que goste:)
Saudades de você muita em meu Blog!
Uma bela tarde para você e um
excelente final de semana beijos fica com Deus!

Marilda disse...

"INDIFERENÇA"
Ai...essa dor machuca...
mas quando a recebemos
façamos como a ÀGUIA...
voamos acima e além...
e encontramos:mãos estendidas
afagos e mimos,que DEUS nos
presenteia.
Vc amiga é meu afago,
amizade sem fim.
Parabéns e obrigada por tudo.
BJS*M*

Marineide disse...

Eita que eu gosto muito desta mulher e de tudo o que ela escreve.
Passei para te fazer uma visitinha, te oferecer um cafezinho, quantinho, com carinho, com ou sem bolinho.
Beijinho
,Marineide

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieee!

vim ver as novis!
adoroooo quando vc me visita!
e viva o Brasillll!
=D

:.ჱჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'
 \|/       \|/        \|/     
""""""""    """""""""     """"""""
Boa Noite Amiguinho (a)!!

  "Nεηhμm ¢αmiηhσ έ lσηgσ dεmαis
  qμαηdσ μm αmigσ nσs α¢σmþαηhα."


  Ðεsεjσ α ૪¢ μma semaninha αbεηςσαda!
      βείjσs ¢αrίηhσsσs


':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'
 \|/       \|/         \|/   
""""""""    """""""""     """"""""

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieee!

vim ver as novis!
adoroooo quando vc me visita!
e viva o Brasillll!
=D

:.ჱჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'
 \|/       \|/        \|/     
""""""""    """""""""     """"""""
Boa Noite Amiguinho (a)!!

  "Nεηhμm ¢αmiηhσ έ lσηgσ dεmαis
  qμαηdσ μm αmigσ nσs α¢σmþαηhα."


  Ðεsεjσ α ૪¢ μma semaninha αbεηςσαda!
      βείjσs ¢αrίηhσsσs


':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'
 \|/       \|/         \|/   
""""""""    """""""""     """"""""

Andréia disse...

Saudades amiga, mas, continuo sem net em casa, ta complicado, heheh
Linda semana
beijos

teresa carneiro disse...

oi querida ....tudo bem??Passando para ver as novidades e deixar um beijo com desejos de uma excelente copa pra nós!!!!bjs

JanuskieZ disse...

Hi... Looking ways to market your blog? try this: http://bit.ly/instantvisitors

Elisângela tomáz disse...

oi amig adorei o que escreveu, e tbm adoro seu blog tudo que vc ponhe a mão fica lindo....bjsss

Cristi@ne disse...

Oi migaaa... tdo bem? espero que sim... hehe
vim desejar uma semana abençoada e compartilhar as 14 mil visitinhas no meu blog... tem presentinho pra vc lá, vc faz parte do meu infinito, por isso te espero lá, ok?

Bjs com carinho!
=^.^=

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Bom Dia!
Vim deixar meu carinho e lhe
oferecer um Selinho!
(Selo Esse Blog faz a 'Diferença')
Espero que goste!

Um belo início de semana para você beijoss fica com Deus!

Andréia disse...

Cd vc?
Saudades
beijos

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Olá!
Vim deixar meu carinho e
lhe oferecer um Selinho!
(Sua Amizade é 10)
Espero que goste:)

Um belo final de semana para
você beijos fica com Deus!

♥ Chrisinha ♥ disse...

oi amiga,passei pra oferecer meu selinho de 200 seguidores espero q traga com vc .........bjus

Vanessa Datrino disse...

Veja se agora apareço te seguindo!
Bjs e boa semana!!!

Brasigrega disse...

A indiferença mata mais que um revolver! Martha Medeiros é féra!!!
Mas, não gosto de sua ausência na blogosfera...Volte pra nós. Nós que te amamos e te respeitamos. Não nos deixe órfãos de você!
bjus
Marineide

Vanessa Datrino disse...

Tem sorteio bacana acontecendo, veja!!!!

http://sejoganasdicas.blogspot.com/2010/07/sorteio-de-lencos-removedores-de.html

Ao toque do Amor disse...

Ola, demoro mas apareço, vc sabe que visito todos os meus seguidores e..cheguei aqui.
vim, te oferecer com carinho o selo presente exclusivo. esta no lado esq. ta,m
com carinho
san

Sonia Silva disse...

Olá querida amiga, passando p/deixar um beijo de saudades e te convidar p/a festinha de niver do meu Blog. O convite esta logo no inicio do Blog e, espero poder contar c/sua presença sempre tão carinhosa. Beijos e inté!

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Olá!
Lê lindinha onde você tá afff
porque não entra sinto saudades de você porque deixou seu Blog assim alguém fez algo que te fez triste afff do céu aparece dê notícias por favor!

Beijoss fica com Deus!

Ao toque do Amor disse...

Olá, vim te visitar e te oferecer um presente exclusivo, que estou oferecendo aos meus seguidores.
Se, voce não encontrar a postagem, pegue o selo em selos pra voce, no lado esquerdo do toque.
com carinho
san

glauce soares disse...

Passei por aqui e lí seu texto lindíssimo , já estava devendo uma visita!!!!
Estou agradecendo pelos presentinhos no facebook, quase não entro...
Você tem farm ville??Estou sempre lá!!!beijinhos e saudades.
O selinho que você fez pra mim,todos que vão visitar levam.

Renatinha Araújo disse...

Oiieeee!!!
Tudo bem???

Vim dar uma conferida no seu blog e aproveitar pra contar duas novidades:
1ª O Blog Glamour Feminino está com Twitter! \o/ Você pode seguí-lo no endereço www.twitter.com/Blog_GF
2ª A Avon está com o Concurso Cultural Mulher de Impacto. Eu estou participando e peço encarecidamente o seu voto no seguinte endreço: http://www.avonmaquiagem.com.br/looks/detalhe/44950

Agradeço-a desde já!

Se você for participar do concurso, pode contar com o meu voto! ;)
(Ou para qualquer outra coisa que precisar!)

Grande beijo!

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Boaaaaaa Tardeeeeee!
Vim deixar meu carinho como sempre:) e também para te oferecer um Selinho...
"Esse Blog é DestaQue no meu Coração"espero que goste:)

Beijoss fica com Deus!

cursoseaulas10 disse...

Parabéns !!! Lindo o seu blog !!!
Adorei !!!! Vou pescar algumas ideias !!!

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Olá Lê!
Afff porque tá tão distante assim das pessoas que te querem bem assim como eu?Porque não aparece por favor dê notícias sinto sua falta e de ver sua alegria aqui no seu Blog!Deixo meu carinho e muitos beijos para você beijoss fica com Deus!

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Olá Lê!
Afff porque tá tão distante assim das pessoas que te querem bem assim como eu?Porque não aparece por favor dê notícias sinto sua falta e de ver sua alegria aqui no seu Blog!Deixo meu carinho e muitos beijos para você beijoss fica com Deus!

Quem sou eu

Minha foto
... farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz... Clarice Lispector
Visualizar meu perfil completo
 

Mimos da Lê Copyright © 2010 Blogger Templates