Seguir

Casa Arrumada







Casa Arrumada
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.

UMA SEMANA ARRUMADA PRA NÓS!





Esse Drumond era sensacional!



8 comentários:

Cristi@ne disse...

Que seu dia de Páscoa seja relembrado com a ressurreição de Jesus Cristo e que ELE possa reinar em seu coração hoje e sempre!

Deus te abençoe!
Bjs da Cris

Ficou lindo o novo layout... ;)

Magia da Inês disse...

.º°❤
°º✿ Olá, amiga!
Que saudade!!!!!!
BOA SEMANA!

¸.•°`
°º✿ Beijinhos.
º° ✿ ✿ Brasil

Sandra disse...

Legal o texto de Carlos. Muito bom. Lembra-me um que postei uma vez na curiosa.

Hoje é domingo e estou passando para deixar o meu abraço e a minha alegria a você.
Que Deus te ilumine a semana que se aproxima.
Nossa amizade é mais ou menos assim...

Poema do amigo aprendiz
Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...
Pe. Zezinho SCJ.
Com muito Carinho,
Sandra

Louisette disse...

♥Bello blog
Que saudade del Belgica!!!
BOA SEMANA!Beijhos!
¯`v´¯)
`*.¸.*´
¸.•´¸.•*• ♥ 5 ✬ ✬ ✬ ✬ ✬
(¸.•´

Magia da Inês disse...

✿✿¸.•°
Amiga, tudo bem com você?

Boa semana!
Beijinhos.
Itabira
✿✿¸.•°

Sandra disse...

VOU TE ESPERAR AMANHÃ NESTE CANTINHO BEM ESPECIAL http://sandrarandrade7.blogspot.com.br/
TEM SURPRESA BEM ESPECIAL PARA OS AMIGOS ESPECEIAIS. VENHA VOU TE ESPERAR, NA CURIOSA TANBÉM TEM O LINK PARA A GRANDE SURPRESA, NÃO DEIXE DE VIR. VOCÊ É O MEU(MINHA) CONVIDADO(A) ESPECIAL.
CARINHOSAMENTE.
SANDRA
AMIGOS COMPARTILHAM. PRINCIPALMENTE NESTA DATA BEM ESPECIAL DA MINHA VIDA.
CELEBRE A VIDA.

glauce soares disse...

Olá, Lê, tudo bem? Só você com essa delicadeza pra fazer o blog, com sua carácterística, ainda continua tudo lindo, como sempre...
Estou aprontando um novo blog, vou trabalhar com Edição de fotos personalizado, estou quebrando a cabeça para achar fundo de blog infantil, sabe de algum?Beiju
(Andei sumida, pois mudei de residência!!!!)Bjusssssssss

Graça Pereira disse...

É preciso saber gozar a nossa casa!
Há gente fanática que vive de manhã até à noite de pano e vassoura na mão... Sentar-me num cantinho e observar as flores frescas na jarra, a colocação dos bibelots, as janelas como espelhos reflectindo a luz...são motivos para ter um coração feliz.
Beijocas
Graça

Quem sou eu

Minha foto
... farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz... Clarice Lispector
Visualizar meu perfil completo
 

Mimos da Lê Copyright © 2010 Blogger Templates