photo 0107.jpg  photo brownlove3.jpg

Seguir

Falando sério!!! Os Alimentos x Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência.
A palavra demência de origem latina (dementia) é definida genericamente como “deterioração mental” e de forma mais específica, como sendo uma patologia que leva também a deteriorização das habilidades intelectuais, comprometimento da memória, da orientação, do pensamento abstrato e alterações do comportamento.
É responsável por cerca de 50% de todas as demências: 15 a 20% são devidas a multi-infartos cerebrais, relacionados com a aterosclerose; 20% são mistas; 10 a 20% são demências tratáveis (potencialmente reversíveis); sendo o restante devido a causas raras .

OS DOIS PILARES DA PREVENÇÃO:

Especialistas constataram que o Mal de Alzheimer acomete com mais freqüência indivíduos que se alimentam mal e que não praticam exercícios físicos.
Segundo o estudo publicado pela revista científica Lancet, as pessoas que têm uma tendência genética a ter a doença, podem ter o risco reduzido em até 60% se praticarem exercícios.
Os cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que há muitas razões que explicam a influência dos exercícios sobre o cérebro e todo o corpo. As atividades físicas podem manter saudáveis pequenos vasos sanguíneos do cérebro, além de proteger contra pressão alta e diabetes.
A atividade física também pode reduzir a concentração da proteína amilóide, que se acumula no cérebro de pessoas com Alzheimer.
Os cientistas também dizem que pessoas que têm um estilo de vida mais saudável geralmente tendem a beber menos álcool e a fumar menos.

A ARTE DA SAÚDE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!!!

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, indivíduos que ingerem doses diárias recomendadas de minerais e vitaminas, reduzem em 55% as chances de desenvolverem o Mal de Alzheimer.
Com uma alimentação equilibrada e saudável, essa recomendação diária de micronutrientes é alcançada.
São indicados:
* Vitamina E (Óleos vegetais, cereais integrais e nozes)
* Vitamina C (Frutas e vegetais)
* Vitamina B6 (Carnes, soja e amendoim)
* Vitamina B12 (Produtos de origem animal, incluindo os laticínios)
* Carotenóides (Folhas verde-escuras) e Folatos (Vegetais de folhas verdes, extrato de leveduras e fígado).
A sua saúde é o seu maior patrimônio. Cuide dela para que possa desfrutar de uma vida longa e saudável, cheia de alegria. A prevenção é sempre a melhor escolha.
Mostre ao seu corpo que você, como uma pessoa bem informada, valoriza a qualidade de vida, como promotora da saúde. Uma semana bem informada para você.

Izaara Alvarenga
Nutricionista


*** Porque falar sobre Alzeheimer numa 2a feira de manhã???
Meu pai, homem orgulhoso, estudioso e pai exemplar. Um gentleman no verdadeiro sentido da palavra, carinhoso, cristão exigente, rigoroso em relação à educação, higiene e etc.....
Hoje, ccom 84 anos, saúde física nota 1.000!!! Mental??? O Alzeheimer acabou com toda e qualquer noção de todos os exemplos acima...
Depende de alguém para lembrá-lo de suas necessidades físiológicas, alimentares, faz uso de inúmeros remédios para que seja uma pessoa sociável, do contrário é agressivo com quem o cuida, nem lembra se foi alimentado, se tomou algum banho, chama a esposa de mãe e as vezes lembra dela como tal... Na maioria das vezes, sou sua irmã...

*** Como era fato que minha avó paterna sofreu do mesmo mal e os outros irmãos dele tbm, papai sempre se cuidou, razão de estar assim, há pessoas que com muito menos tempo de diagnóstico, já se foram...
Cuido dele 3 vezes por semana, alimentando, dando banhos, remédios e muito, mas muuuuito carinho...nos outros dias têm uma enfermeira que faz isso tudo profissionalmente...
Sofro,choro e me entristeço, todas as 3as, 6as e sábados...
É um mixto de orgulho(pois sei que tudo que fez por nós e para que não acontecesse isso), impotência(por saber que o que fez só suavizou, mas não evitou a doença), medo (do meu futuro mental incerto), ternura... (quando não está em crise, é o ser mais carinhoso do mundo...), mas tenho noção de que estou fazendo o que está ao meu alcance, não sem o sentimento de que meu Deus proverá!!!
Desculpem o desabafo, amo vcsssssssss
Bjssssssssss

Photobucket

5 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Vc é uma filha abençoada,força amiga.

Uma semana de luz pra vc.

beijooo.

Jane disse...

Com certeza tu és uma filha abençoada como disse a nossa amiga no comentário anterior, tu estás fazendo o que podes e o que é mais importante... com Amor! Então minha linda não sofras a vida é assim, tu estás fazendo a tua parte, sei que é triste vermos nossas pessoínhas mais amadas, passando por isso, mas não tem jeito, não podemos evitar, chore o que tiveres para chorar,isso nos alivia, confie em Deus e dê sempre o teu melhor.Uma linda semana prá ti e força para poderes passar por isso.Beijão!

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Lê, não pude deixar de me emocionar com sua realidade. O importante nessa doença tão sem memória é o amor incondicional e a paciência na hora que precisa. É tão gostoso um desabafo, seja a forma que for e a sua por meio da escrita alerta muitas pessoas desse mal. Que Deus te abençoe e na realidade, passei pra dizer que coloquei o seu mimo num blog de selos que fiz. Depois dê uma olhadinha:

http://selospremiosmimos.blogspot.com/

Beijo grande e fé.

Rebeca

-

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Tem um Selo de Qualidade lá no blog pra você. Fizemos com muito carinho e esperamos que repasse da mesma forma e cuidado.

=]

-

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Tem um Selo de Qualidade lá no blog pra você. Fizemos com muito carinho e esperamos que repasse da mesma forma e cuidado.

=]

-

 photo love-1-1.jpg
 photo nn4ht2.gif

Quem sou eu

Minha foto
... farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz... Clarice Lispector
Ver meu perfil completo
 

Mimos da Lê Copyright © 2010 Blogger Templates